Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Leitura de Imagens



Turma B
Grupo: Jane Elisabeth de Lima
Margarete Zuboski de Oliveira
Maria da Graça Rolim Bello


LEITURA DE IMAGENS

Observar imagens nos faz imaginar inúmeras possibilidades de compreensão e interpretação do mundo, uma vez que, assim como as palavras, as imagens ficam gravadas em nossa mente.
Fizemos a mesma proposta de trabalho em duas séries de diferentes escolas públicas estaduais: (dois quintos anos e um quarto ano).


PROPOSTA: ESCREVER SOBRE O QUE OBSERVO NA IMAGEM?





As respostas dos alunos foram relativamente parecidas, uma vez que a tecnologia está presente na vida de todos. Alguns alunos com mais acesso à Internet do que outros. Todos descreveram a cena considerando uma menina bem cuidada, bem vestida, com mais ou menos um aninho e que assim como toda a criança, é curiosa e esperta.
Outro ponto comum nas respostas foi que a Internet é necessária e importante na vida das pessoas, mas que deve ser usada de maneira adequada e que apresenta aspectos positivos e negativos.
Na escola onde o uso do computador é mais comum e as famílias possuem mais recursos financeiros, os alunos consideraram a cena possível e que realmente uma criança tão pequena pode ter interesse em utilizar o notebook como um brinquedo. Nas outras escolas onde o acesso ao computador é mais restrito e as famílias são mais carentes, os alunos demonstraram espanto em ver uma criança brincando com um material tão caro, frágil e distante de seu cotidiano e que ela não tem noção do que está fazendo.
Também foi questionado o papel dos pais na educação dos filhos e a autorização para um tipo de comunicação que poderia ser estabelecida, caso a criança conseguisse se conectar.
Algumas produções foram além da própria imagem, considerando aspectos sociais e culturais. A criança também poderia estar imitando os pais e que provavelmente não sabe o que está fazendo. Num futuro bem próximo será comum ver crianças brincando com um notebook, uma vez que elas estão evoluindo muito rapidamente.
Como educadoras, observamos além das idéias e da compreensão que os alunos realizaram da imagem, aspectos gramaticais, de pontuação e de escrita. Percebemos que as produções textuais podem melhorar com projetos de diferentes formas de leitura e escrita de mundo.
Com a apresentação desse trabalho em aula, surgiram várias possibilidades e desafios para serem realizados em nossas escolas ficando bem claro mais uma vez o papel fundamental da leitura e da escrita na construção do conhecimento.