Colegas e parceiras, olhem o que achei em um blog.
beijos e boa leitura
A concepção de aprendizado para Antoni Zabala consiste em
reproduzir informação. Relacionar-se em classe, um ajudando o outro,
configura uma forma de aprendizagem, considerados agentes educadores.
Zabala adota o modelo de aprendizado da educação infantil. Onde
as crianças não ficam sentadas em fileiras em sala de aula ouvindo o
educador, elas são dinâmicas. Desenvolvem-se em grupos, um observando o
outro e aprendendo, o que sabe mais ajuda o que sabe menos. O educador
não é transmissor de conhecimento, ele ajuda a todos, avaliando quem
realiza e quem tem dificuldades. Portanto o enfoque pedagógico deve está
centrado na diversidade e no conhecimento prévio de cada educando.
O modelo de avaliação também é formativo. Os professores não avaliam
seus alunos pelos seus erros, e sim pelos seus acertos, e são orientados
em suas necessidades. A espontaneidade da criança lhes beneficiam, não é
constrangedor dizer que não sabe. Quanto adolescentes e jovens, este
processo não acontece, por temerem o constrangimento. Para Zabala (2010)
“Está claro que devemos ir de um modelo seletivo para um modelo
orientador, centrado no que o aluno sabe e não naquilo que ele não sabe;
na sua capacidade e potencialidade”.
fonte:
http://autoresepedagogos.blogspot.com.br/2012/04/antoni-zabala.html
fonte:
http://autoresepedagogos.blogspot.com.br/2012/04/antoni-zabala.html
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