Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

TEORIA E PRÁTICA DAS CIÊNCIAS SÓCIO HISTÓRICAS 

 A LITERATURA COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 

 Profº. Renato Albuquerque 
 Aluna : Deise Campos 

           A Literatura se torna uma ferramenta para o exercícios histórico e geográficos, ao fornecer uma síntese sobre uma realidade ou um determinado lugar. As informações que os textos literários os poemas e romances apresentam são de grande importância dos para a História e Geografia.
  •  Para trabalhar os textos literários em História e Geografia, o professor precisa definir os objetivos da leitura e escolher as publicações que melhor se adaptem aos conteúdos a serem ensinados. Os pontos que serão focados devem estar claros.
  • Definido o livro, há duas opções: usar a obra para finalizar o estudo de um assunto e ilustrar os conteúdos que a turma aprendeu nas aulas anteriores ou apresentá-la aos alunos para dar início à discussão de um tema que será aprofundado com o apoio do livro didático.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA



 Justificativa 

 O trabalho visa Promover a reflexão escravidão no Brasil favorecendo estabelecimento de relações entre passado e presente e possibilita debater sobre a condição da população negra na atualidade.

 Objetivos
  •   Conhecer o significado do conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial. 
  •  Estabelecer relações entre a escravidão no passado e no presente, analisando semelhanças e diferenças através da leitura 
  •  Identificar a relação existente entre o trabalho escravo do passado e o trabalho escravo do presente. 
 Recursos 
  •  Caderno dos alunos,
  • Quadro branco e canetão,
  • Livro didático,
  • Livro de literatura infantil,
  • Folha de oficio, 
  • Lápis e lápis de cor

 Estratégias 
  •  Aula expositiva e dialogada; 
  • Estudo do texto no livro didático; 
  • Leitura e interpretação de texto “ o amigo do rei;
  •  Contação de história : o menino mestre e o Rei Zumbi; 
  • Desenho ilustrando história contada e exposições dos trabalhos;
  •  Diálogo sobre o tema: “ A Consciência Negra e o respeito às diferenças” - a cultura trazida por africanos para o Brasil, mesclando a outras culturas de outros povos formando a cultura brasileira.Canção “ Navio Negreiro”; 
  • Reprodução da história contada : “Menino Mestre e o Rei Zumbi “;
  • Confecção do boneco Menino Mestre a partir de figuras geométricas: triângulo, círculo e retângulo, com lã preta para os cabelos e feijão partido para os olhos; 
 Avaliação


 A avaliação será realizada de acordo com o envolvimento e participação das crianças durante as atividades realizadas, levando em consideração as produções orais e escritas.


Atividades 


O Amigo do Rei - Ruth Rocha
Conta a história de um escravo que nasceu na mesma época do filho do fazendeiro. Eles ficaram amigos e faziam travessuras mas um dia eles fizeram uma coisa errada e os dois apanharam do fazendeiro o pai do mais nobre. O mais nobre resolveu fugir junto com o escravo o que será que acontece? 



O menino mestre e o rei zumbi – a arte da capoeira 
“O caranguejo lembrou-se de ter ouvido falar, certa vez, de uma terra onde todos eram livres de verdade, aqui mesmo no Brasil! Contou ao menino… E lá foram eles, em busca da liberdade!”   ‘O Menino Mestre e o Rei Zumbi’ conta a história de um menino que veio parar no Brasil (colônia) para trabalhar como escravo. O livro é uma homenagem ao povo africano que enfatiza temas como – História, Geografia, folclore, ética, meio ambiente e a pluralidade cultural. Além disso, mostra um pouco do povo africano, que faz parte do imaginário popular, e utiliza ilustrações para apresentar a família africana, valorizando o diálogo e explorando sentimentos, movimentos, lugares e animais.





 A LITERATURA COMO INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA 

   O livro infantil é um recurso essencial durante o processo de crescimento da criança, desde antes mesmo do primeiro ano de idade, pois permite que haja um encontro prazeroso com o mundo das letras, preparando-a para descobri-lo. “Durante a infância, o contato com a leitura precisa ser prazeroso e divertido, entretanto o objetivo não se limita a oferecer somente informações ou apenas exercitar a leitura e, consequentemente a escrita, mas saber fazer uso das informações de forma crítica e autônoma”.

  Trabalhando com literatura infantil 

  1º e 2º anos 


Conteúdos: identidade, família, casa , escola, Localização Noção de tempo e espaço, Socialização e meios de Comunicação


  Livros: 


Diversidade, de Tatiana Belink . Salienta as diversas características humanas, de modo muito divertido, enfatizando que ser diferente é bom e tem o seu valor.


  Ninguém é igual a ninguém, de Regina Otero e Regina Rennó . Mostra que todos são diferentes, mas devem ser valorizados e respeitados.

  O livro da família ,Com frases curtas, diretas e envolventes, Todd Parr trabalha neste livro as diferenças das famílias, abordando assuntos polêmicos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais.

  Marcelo,martelo, marmelo de Ruth Rocha mostra situações reais do cotidiano de um jeito que procura ser simples e de modo colorido. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem no espaço urbano.

  O dia e a noite de Eunice Braido mostra a noções de tempo e mudança.,passagem do tempo; calendários; dias da semana.

  A casinha das bolinhas de Arco iris conta a história do amor da menina Marcela pela casinha situada no Pico do Monte Sete-Léguas.

  O bairro de Marcelo de Ruth Rocha você vai fazer um passeio pelos principais estabelecimentos comerciais que ficam no bairro onde Marcelo mora, nos quais ele e sua família compram tudo de que precisam. E, no final, vai se divertir com as brincadeiras preparadas especialmente para você.

  O rato do campo e o rato da cidade de Ruth Rocha. Uma família de ratos que morava no campo recebeu a visita do primo grã-fino da cidade. Rateco ficou encantado e foi para a cidade com o primo. Tudo era interessante e perigoso também. Até que Rateco resolveu voltar para o campo, onde a vida não era chique, mas ele era mais feliz.

  Alice no país da maravilhas referências e orientação espacial, : relações humanas e espaciais, conhecendo os diferentes espaços. sua publicação, em 1865, a obra prima de Lewis Carroll "Alice no Pais das Maravilhas" tem encantado leitores de todas as idades com seu alto potencial lúdico.

  A Carta da Terra para as crianças. Ela foi elaborada com a intenção de fazer germinar a idéia de que um outro mundo é possível e acreditando que as crianças continuam sendo a esperança de um mundo melhor. Essa versão surgiu da Necessidade do NAIA (Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência) de apresentar os princípios éticos da Carta da Terra para as crianças e de propor a sua defesa e vivência no dia a dia .

  Mágica terra brasileira' são inspirados em quadros da pintora Meiga Vasconcellos. As pinturas que acompanham os versos retratam cenas e paisagens do cotidiano brasileiro, especialmente mineiro. No ritmo da poesia, vamos sentindo o sabor das frutas da feira, dos doces caseiros, ou de um beijo dado na flor.

  3º , 4º e 5 º anos 

  Conteúdos : município, agricultura, pecuária , indústria, tempo, trabalho, meios de transporte e comunicação, planeta Terra.

  1001 surpresas para procurar na cidade. Este é um livro repleto de atividades para divertir a criança enquanto ela procura por objetos em várias cidades do mundo. As páginas duplas trazem textos simples e cenas coloridas com objetos para procurar, contar e explorar. Os jovens leitores podem visitar um parque cheio de brinquedos, pular carnaval, explorar um mercado oriental, entre muitos outros passeios, enquanto procuram e contam os mais variados personagens e objetos.

  365 historias da fazenda encontre neste livro lindamente ilustrado, todos os seus amigos, os animais da fazenda! Ao longo das páginas e das estações do ano, esses pequenos faróis conduzirão você para as mais belas e doces aventuras...

  Meios de transporte – Brincando com dobraduras Esse livro é um convite á imaginação de todo aquele que se encantar pela magia de transformar uma folha de papel em uma figura e criar, criar, criar... ensina, através de dobraduras, a criar principalmente carros, helicópteros, caminhões, trens, entre outros meios de transporte. Outras formas podem ser encontradas em outros livros desta mesma coleção.

  A Caminho da Escola revela, por meio de um texto leve e humorístico, com ilustrações divertidas baseadas no colorido da paisagem brasileira, quais são os meios de transporte que crianças de diferentes regiões de nosso país utilizam para chegar à escola. O livro também ajuda a coinscientizar o leitor sebre a importância de frequentar a escola.

  Os Estranhos Seres Humanos - Samir Meserani Para conhecer melhor os seres humanos, os habitantes de Gênus mandaram para cá um poeta genusiano muito observador. Tanto que ele desvenda com grande humor os vários personagens da vida humana: mãe, pai, filho, filha, cão, amigo. Vai ser fácil o leitor encontrar pontos em comum entre a descrição do genusiano e as pessoas que o rodeiam.

  Azul e lindo planeta Terra, nossa casa - de Ruth rocha, enfatiza a importância de cuidarmos bem de nosso planeta, com uma linguagem acessível e imagens significativas, os autores criaram esta bela obra que mostra para as crianças como agir para que a Terra não se transforme num ambiente hostil e impossível de viver, podendo proporcionar às pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo

Nenhum comentário:

Postar um comentário