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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Arte Sofística e o Método Socrático

Por: Silvia Maria de Souza Flores

Nossos primeiros professores na antiguidade foram os sofistas, eles ensinavam sob a designação geral da filosofia, em seus métodos de ensino ignoravam o compreender, seus maiores objetivos eram manejar o discurso de tal forma a convencer e persuadir. Esses ensinamentos, somente almejavam um meio eficaz de impor ao outro ideias próprias.

Ao contrário da retórica sofista, a maiêutica de Sócrates vinha para contrapor ideias, levando o homem a redescobrir a verdade que existe nele. Sócrates nos faz sair do cosmos e entrarmos em contato com o ser interior, levando o homem a acreditar que trazia consigo a verdade como uma virtude.

Seu método era baseado em um diálogo com perguntas curtas, para combater a retórica erística dos sofistas, não dando assim oportunidade dos sofistas convencerem com seus longos diálogos, incentivando a preocupação em refletir ao encontro da verdade. Com a ironia, Sócrates conduzia seu interlocutor a admitir a própria ignorância, com a maiêutica conduzia o interlocutor a dar luz à verdade, combatendo assim seu opositor sofista.

Na atualidade, podemos observar alguns aspectos das ideias de Sócrates na área educacional, que vem ao longo dos anos valorizando o saber do indivíduo. Assim, desenvolvendo o pensamento crítico, apreciando as verdades e muitos valores na busca de uma sociedade mais justa.

Em suma, os sofistas com sua oratória e seus longos discursos persuasivos usados para convencer seu interlocutor, deixaram um grande legado a alguns de nossos políticos. Porém, nossos políticos nos fatos ligados à segurança, à educação e à saúde pública tem o poder de justificar e convencer, mas não solucionar grandes problemas nessas áreas, que necessitam de urgentes soluções.

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