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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

REDAÇÃO DISSERTATIVA

               
Nome: Lisiane Dos Santos Barbosa                                      Turma: B

A cultura de massa e a educação
                Já faz algum tempo que se vem buscando atingir uma educação de qualidade capaz de formar cidadãos conscientes e atuantes na sociedade, mas atualmente o que vemos é o contrário, uma escola e universidades que formam a cada dia indivíduos incapazes de expor suas idéias e de defender a sociedade.
                A juventude é influenciada pela cultura de massa, onde a mídia e a internet moldam comportamentos e ditam moda, e os nossos estudantes que deveriam analisar e refletir sobre, aceitam tudo que é despejado pelos meios de comunicação. E a escola? A escola está apta a reverter essa situação e fazer com que a juventude mude o seu modo de pensar? É capaz de ensinar a pensar?
                Atualmente se vê muito os cursinhos pré-vestibulares, inclusive em shopping centers, então a escola não é capaz de formar jovens para serem aprovados em um concurso vestibular? A escola há tempos tem assumido um papel de pai e mãe e isso começa lá na educação infantil, quando as mesmas passam doze horas do seu dia dentro de uma sala de aula passando o mínimo de tempo com seus pais. E no ensino fundamental e médio não deixa de ser diferente, pois os pais trabalham o dia todo e os adolescentes ficam por conta, sozinhos, tendo de se virar como podem, e onde encontram a solução, na esquina com os amigos, na internet e televisão ou nas drogas. Então, o que podemos esperar da educação para o futuro?
O futuro está na tecnologia 3D da mais moderna televisão, que é capaz de mostrar a imagem em tempo real, em alta definição, mas e a qualidade do que é transmitido pela mesma? Faz alguma diferença com tanta tecnologia? Não, pois como pensava Theodor Adorno, a cultura de massa, aliena o individuo e o torna obsoleto incapaz de refletir por si só. Hoje mais do que nunca a sociedade está “[...] dominada pela comercialização e banalização dos bens culturais [...] (CASSARO, 2009, p.1)”, ou seja, a cultura de um país, assim como a capacidade de refletir e distinguir o certo do errado, parece passar por uma linha de produção onde saem todos enlatados, todos pensam igual, tudo que está na net ou na TV vira a ‘vibe’ do momento, mas já paramos para escolher o que nossos filhos vão assistir na TV ou o que vamos comprar para vestir ou comer? Um exemplo que está escancarado para o mundo inteiro é a questão do meio ambiente. A quantidade de lixo produzida pela sociedade mostra o quanto estamos sendo manipulados, e a escola trata dessa questão somente com informações sobre a separação do lixo, a diminuição do tempo do banho e o restante das preocupações, como a exploração dos recursos naturais que países mais ricos já esgotaram em seus territórios e vem buscar em países (segundo as grandes potências) menos desenvolvidos, a questão política e econômica que envolve este tema, será que são debatidos em aula? O que querem que nós saibamos?
Fica uma interrogação, precisamos reaprender a pensar e refletir, primeiro sobre nossas atitudes e que temos feito para melhor a sociedade.

Referências bibliográficas:
PELEGRINI, Djalma Ferreira. VLACH,Vânia Rúbia Farias. As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem. Soc. & Nat., Uberlândia, ano 23 n. 2, 187-196, maio/ago. 2011.

CASSARO, Fernando. Theodor Adorno e a educação para o pensar autônomo. Revista Nova Escola – 11/2009. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/
filosofia-educacao-theodor-adorno-pedagogia-humanismo-513635.shtml?func=2. Acesso em: 13/01/2012 às 14h09min.

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