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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Papel da Redação Cientifica na Formação do Professor

Licenciatura em Pedagogia
Redação Científica Professora - Bianca
Turma B
Carla Boides
Maria Regina S. Silva - http://lattes.cnpq.br/826409913814750591381475
Nidia Isabel T. Pawlowski

O PAPEL DA REDAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Nos tempos atuais a profissão do professor tem exigido do profissional que a desempenha cada vez mais capacitações como também grande evolução tecnológica. Contudo, alguns se especializam nessas áreas e deixam um pouco de lado outras, que também são de grande importância, como os conhecimentos práticos, para quem deseja escrever bem, como àqueles da disciplina de Redação científica.
A docência requer muitos e muitos esforços, aqueles habituais do cotidiano diário, como o saber lidar com situações inusitadas, famílias desestruturadas, alunos agressivos e na maior parte das vezes depressivos. Porém persistimos, corajosos, tentando buscar meios para melhorar a educação. Os desafios são enormes, falta de estrutura, falta de apoio por parte dos governantes, falta de pessoal, entre outros.
Os saberes adquiridos na disciplina em questão melhoram nossa contextualização tanto com o mundo acadêmico, como com nossa atuação perante a docência em si. Quantos e quantos alunos chegam a cursar um nível superior, sem conseguir redigir um texto, com dificuldades de apresentações em público, sem conseguir compreensão de uma leitura técnica. Precisamos e muito das teorias para que a prática flua com a desenvoltura que somente a didática docente pode desenvolver.
O professor deve estar consciente de seu papel perante uma sociedade que já se encontra tão carente de parâmetros que construam, a contraponto da destruição da moral e dos valores que observamos ao nosso redor. Nenhum profissional capacita-se em qualquer que seja a função sem ter convivido com um professor, assim sendo , por menor que seja a contribuição desse docente na vida de seus educandos, ele deverá estar preparado para transmitir bons exemplos. Tudo aquilo que aprendemos ou ensinamos contribuirá para a formação de indivíduos que possam ter maiores possibilidades de alcançar seus objetivos.
Aprimorar conhecimentos e saberes é inerente a nossa condição docente. A funcionalidade do professor como mediador entre os saberes e os alunos, somente acontecerá de forma plena, se ele absorver condições de argumentação, discernimento e as certezas necessárias para que isto ocorra.

Concluindo, o professor que não buscar os saberes básicos para melhorar sua atuação pouco poderá contribuir para que seus alunos trilhem outro caminho e sejam estimulados a buscar novos meios de evolução para seus potenciais. Apesar de todas as tecnologias e teorias pedagógicas, que se adquire com a experiência da profissão docente, para que possamos construir um senso crítico aguçado e o “poder “ de escrever bem é necessário que nossa formação evolua progressivamente; e se não pudermos alcançar tudo aquilo que almejamos, certamente teremos passado por preciosas experiências durante nossas tentativas!

[ “Educar é propiciar condições para os que aprendendo e
ensinando se elevem em valores vitais e possam compreender
quanto a disciplina de si mesmo é necessária.”]
Nietzsche.

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