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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A Redação Científica na formação do professor


     Durante a formação em nível médio (Curso Normal) os professorandos são preparados para a prática pedagógica priorizando a didática das disciplinas e simplificando o embasamento teórico. Essa simplificação causa em sua formação um desconhecimento de elementos fundamentais e técnicos acarretando ao futuro professor deficiências no desenvolvimento de sua produção científica. As normas envolvidas na elaboração de textos científicos não são ao menos citadas no decorrer do curso e o professor forma-se produzindo textos a partir de seu conhecimento obtido através da experimentação, não sendo orientado a buscar conhecimento em pesquisas, a fazer reflexões e a escrever de forma clara, precisa e com uma linguagem mais técnica, salvo algumas exceções, cujos estudantes buscam esse conhecimento de forma autodidata. Visto que o professor é um formador, deve haver um maior cuidado em seu preparo, pois a qualidade de sua produção linguística refletirá na sua atuação pedagógica.
      A oferta da disciplina de Redação Científica no curso de graduação em Pedagogia possibilita ao professor o desenvolvimento técnico da leitura e da escrita tornando-as mais organizadas, eficientes e produtivas, sanando o déficit deixado pelas lacunas do curso de Magistério.
      Questões abordadas nessa disciplina, como a escolha criteriosa e fundamentada de bibliografias,  a precisão na abordagem dos assuntos e o respeito às normas acadêmicas, assim como, a organização, a escrita e a apresentação de trabalhos mais elaborados cientificamente, fazem com que o professor/estudante amplie seu conhecimento e exercite suas competências e habilidades.
     Analisando os conceitos e os objetivos que compõem a disciplina tais quais: o conhecimento de técnicas e tipos de leitura, bem como as características das diferentes modalidades textuais, a leitura proficiente e autônoma e a redação de textos acadêmicos, o professor compreenderá sua aplicabilidade em sua vida acadêmica e profissional. O saber científico proporcionará a reflexão, a compreensão e a eficiência em leitura, influenciando na capacidade de interpretação e argumentação, tornando o professor mais qualificado a elaborar e desenvolver métodos de criação das suas próprias teorias e constatações.
    O professor passará a corresponder às exigências do mundo acadêmico adequando-se a complexidade das mesmas e, auxiliado pelo embasamento teórico proporcionado pela disciplina, estabelecerá na sua prática, de modo científico, a materialização de seu conhecimento.

Autoras:

Cristiane Gomes da Silva - http://lattes.cnpq.br/2289079676090256

Deise de Souza Campos - http://lattes.cnpq.br/4984611421372914

Gisèlle Freitas Cardoso - http://lattes.cnpq.br/4278021925141064

Margarete Zuboski de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/1553308114457005



Professora:  Bianca Pilla


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