Durante a formação em nível médio (Curso Normal) os professorandos são preparados para a prática pedagógica priorizando a didática das disciplinas e simplificando o embasamento teórico. Essa simplificação causa em sua formação um desconhecimento de elementos fundamentais e técnicos acarretando ao futuro professor deficiências no desenvolvimento de sua produção científica. As normas envolvidas na elaboração de textos científicos não são ao menos citadas no decorrer do curso e o professor forma-se produzindo textos a partir de seu conhecimento obtido através da experimentação, não sendo orientado a buscar conhecimento em pesquisas, a fazer reflexões e a escrever de forma clara, precisa e com uma linguagem mais técnica, salvo algumas exceções, cujos estudantes buscam esse conhecimento de forma autodidata. Visto que o professor é um formador, deve haver um maior cuidado em seu preparo, pois a qualidade de sua produção linguística refletirá na sua atuação pedagógica.
A
oferta da disciplina de Redação Científica no curso de graduação em Pedagogia
possibilita ao professor o desenvolvimento técnico da leitura e da escrita
tornando-as mais organizadas, eficientes e produtivas, sanando o déficit deixado pelas
lacunas do curso de Magistério.
Questões abordadas nessa disciplina, como a escolha criteriosa e fundamentada de bibliografias, a precisão na abordagem dos assuntos e o respeito às normas acadêmicas, assim como, a organização, a escrita e a apresentação de trabalhos mais elaborados
cientificamente,
fazem com que o professor/estudante amplie seu conhecimento e exercite suas competências e habilidades.
Analisando
os conceitos e os objetivos que compõem a disciplina tais quais: o conhecimento
de técnicas e tipos de leitura, bem como as características das diferentes
modalidades textuais, a leitura proficiente e autônoma e a redação de textos
acadêmicos, o professor compreenderá sua aplicabilidade em sua vida acadêmica e
profissional. O saber científico proporcionará a reflexão, a compreensão e a
eficiência em leitura, influenciando na capacidade de interpretação e
argumentação, tornando o professor mais qualificado a elaborar e desenvolver
métodos de criação das suas próprias teorias e constatações.
O
professor passará a corresponder às exigências do mundo acadêmico adequando-se
a complexidade das mesmas e, auxiliado pelo embasamento teórico proporcionado
pela disciplina, estabelecerá na sua prática, de modo científico, a
materialização de seu conhecimento.
Autoras:
Cristiane Gomes da Silva - http://lattes.cnpq.br/2289079676090256
Deise de Souza Campos - http://lattes.cnpq.br/4984611421372914
Gisèlle Freitas Cardoso - http://lattes.cnpq.br/4278021925141064
Margarete Zuboski de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/1553308114457005
Professora: Bianca Pilla
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