Total de visualizações de página

sábado, 28 de janeiro de 2012

Redação Científica



Professora: Bianca Pilla

O PAPEL DA REDAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Os cursos preparatórios para formação de professores apresentam uma preocupante deficiência na questão da Redação Científica, onde observamos graves problemas que refletem negativamente na área educacional. Dando ênfase ao curso de Magistério observa-se a preocupação nas áreas das didáticas, esquecendo do grande papel da redação Científica na preparação dos futuros docentes.

Ao ler usando boas estratégias valorizamos a leitura, potencializando e desenvolvendo aspectos enriquecedores, que levarão ao acúmulo de conhecimentos que servirão de subsídios futuros de grande importância na construção de redações e outras formas de expressão escrita.
Já que vivemos em uma sociedade competitiva, onde há necessidade de dominarmos técnicas científicas para que possamos nos inserir neste contexto. Muitas vezes nos deparamos com textos incoerentes, sem sentido, consequência desta falta de técnicas de leitura e de escrita, e dos conhecimentos científicos necessários para elaboração dos mesmos.

“Todo pesquisador deve escrever de acordo com os padrões exigidos pela ciência, no entanto muitos não dominam a linguagem científica. Alguns editores apontam a falta de estilo como principal defeito dos artigos enviados para publicação por cientistas dos países em desenvolvimento. Isto indica que há uma deficiência importante na formação destes investigadores”.

Os educadores devem ter como objetivo maior conduzir os alunos de maneira responsável e eficiente, levando-os a terem futuramente a aquisição de autonomia própria. Desta forma teremos futuros professores, mestres e doutores que escrevam seus próprios Artigos Científicos com competência e originalidade. Sendo assim conclui-se que a valorização e o reconhecimento da Redação Científica será de grande valia, já que somos portadores de grandes mudanças sócias, levando em consideração o papel do professor na formação de profissionais em diversas áreas.

Autora: Silvia Maria de Souza Flores

2 comentários: