Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RS

DISCIPLINA: Redação Científica

PROFESSORA: Bianca Pilla

COMPONENTES DO GRUPO:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4355253J1 Aline Brendel

http://lattes.cnpq.br/2363452987507704 Maria da Graça Bello

http://lattes.cnpq.br/32829553372005407 Rozane Rocha Silveira


http://lattes.cnpq.br/5461745357496879 Fernanda Galisteo

Juliana Polano (não conseguiu fazer o registro no Lattes)

A Redação Científica na Formação do Professor

Quando pensamos na profissão de professor logo a relacionamos com cultura, boa linguagem oral, excelente escrita, discernimento e coerência. São referências que buscamos em nosso passado como alunas e também no senso comum. Talvez nunca tenhamos pensado nas habilidades necessárias para que estes pré-requisitos, tão importantes nesta profissão, sejam desenvolvidos.

Fala-se tanto hoje que as universidades não consideram as verdadeiras necessidades profissionais, que não preparam satisfatoriamente os estudantes para as realidades profissionais que se impõem e de que há uma necessidade urgente de reformulação dos currículos acadêmicos, que se faz necessário um questionamento sobre a importância de cada disciplina cursada para nossa real formação profissional.

Neste contexto, a importância da disciplina de Redação Científica na nossa formação de professor se impõe pela necessidade de dominarmos habilidades de leitura e escrita de trabalhos científicos, desenvolvendo nosso senso reflexivo e crítico. Esta disciplina acadêmica propõe o desenvolvimento de habilidades que fortalecem os conhecimentos formais da língua, permitindo a redação, organização e estruturação de trabalhos acadêmicos, além da leitura proficiente e autônoma de diversos tipos de textos.

É importante que o profissional que trabalha na área da educação e está em constante contato com as diferentes áreas do conhecimento, tenha estas habilidades bem desenvolvidas, pois diariamente apresenta a educandos de diversos níveis, diferentes portadores de textos, inserindo-os em um mundo de ideias que necessitam de normas e convenções de fala e escrita.

Para finalizar, é relevante salientar que o exercício de refletir sobre a importância da disciplina de Redação Científica para a nossa formação nos levou a repensar nossa postura diante de todas as outras disciplinas da nossa caminhada acadêmica. Com certeza estaremos mais atentas e conscientes de que as propostas e desafios serão oferecidos pelo sistema educacional, mas o real desenvolvimento das habilidades que precisamos para o eficiente exercício da nossa profissão depende apenas de nós mesmas, da nossa disposição em vencer obstáculos e da nossa criticidade para transformar a realidade em que estamos inseridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário