Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Redação de Filosofia

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNA - MARIA REGINA SOUZA DASILVA
TURMA B
PROFESSOR - PERCIO SCHMITT

Os paradigmas do pensamento.

Certa vez, bem no início da carreira docente, li uma frase de um conceituado educador que dizia: - Educar é ensinar para a vida- e após analisá-la, senti que aquilo que o autor pensava em transmitir, muito tinha a ver com o que eu pensava a respeito da educação. Tentando, a partir deste enfoque, fazer um paralelo do que pode-se dizer que seja a filosofia. Para explicá-la de forma simplória, diria que filosofar é orientar os pensamentos para a vida!
É mesmo muito complicado, se pensar em educação, sem envolver no processo educativo o exercício do pensamento, da argumentação, do senso crítico, isto quando se tem o olhar voltado para todos os sujeitos envolvidos. Porém a criança ou o jovem que hoje, ocupa os bancos escolares não estão acostumados a desenvolver todo o potencial que poderiam de sua capacidade de concluir, argumentar, opinar sobre o que ocorre a sua volta. Tudo para eles acontece de forma tão rápida, quase instantânea, com tanta facilidade, que pensar acaba tornando-se dispensável e até antiquado.
Em contraponto a este comportamento vazio e estático, daqueles que ao menor clique o “Sr. Google”, responde-lhes tudo e um pouco mais; trago as teorias de Nietzsche um filosofo alemão, que apesar de em seu tempo ter sido por demasiado contestado, possuía convicções sólidas sobre o valor que deva ser dado ao potencial do pensamento de cada indivíduo. Acreditava, ele que o conhecimento deva ser utilizado como base de crescimento do nosso próprio eu.
Chego então, a conclusão de que as facilidades encontradas no contexto educativo atual não devem ser utilizadas de maneira estanques, como tem sido para driblar aqueles, que tem por objetivo tentar mostrar o caminho ao aprendizado, mas sim como ferramentas, para criar condições para o debate, para construirmos capacidade de argumentação. Pois sem embate de idéias, não há evolução, não há crescimento, enfim não se constitui nenhuma sabedoria.


[... até quando querem testa suas forças,
educadores e educandos? Até que ponto
se suporta viver num mundo sem sentido:
- porque é a gente mesmo que organiza um
Pequeno pedaço dele.”]
Nietzsche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário