Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

filosofia da educação

       PARECER DESCRITIVO


    
       A maioria das escolas utiliza o parecer descritivo para o registro dos avanços e dificuldades de seus alunos. Entregando para os pais de forma descritiva a avaliação do aluno. O professor   realiza provas, trabalhos, observa os alunos em aula e repassa para o parecer tudo que foi avaliado.
     O parecer descritivo é utilizado somente para o currículo por atividades.
      Esse parecer deve ser atualizado trimestralmente, e cada um deles terá anotações e apontamentos diferentes dos outros trimestres, pois no decorrer do ano o aluno desenvolve habilidades diferentes, tendo avanços ou não. Para o currículo por atividades a melhor maneira de avaliar é o parecer descritivo, pois seria muito complicado avaliar uma criança que esta em fase de alfabetização com notas, pois a criança esta em processo de aprendizagem que varia muito dependendo do meio em que interage, não é um processo mecânico.
      Segundo Jussara Hoffmann “Avaliação na educação básica: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança”. Poa: Mediação 1996.
       Os pareceres descritivos vem provocando muitas criticas de pais  e educadores , porque acabam por revelar muitas falhas no sistema avaliativo, tais como:a falta de preparação dos professores para  enunciar e redigir pareceres sobre  o desenvolvimento  do educando, a ausência  de uma proposta pedagógica das instituições  e que acaba por se tratar nessa forma de registro,ou a falta de acompanhamento consistente do aluno pelos professores  que acabam por incorrer em certos  absurdos registrados sobre  o processo de desenvolvimento dos mesmos. Os relatórios de avaliação podem configurar-se em elos significativos entre  a percepção do professor e de suas intenções pedagógicas, á medida em que representam uma ruptura com o cotidiano mecânico e rotineiro , que impede a reflexão.
       Na minha opinião o parecer descritivo é bom, e concordo que esta é a forma mais adequada de se avaliar uma criança . Mas,  há” pareceres e pareceres”por isso, cada escola deve ir se renovando para que as coisas funcionem normalmente,sem que o parecer seja visto como um transtorno  para os professores,mas para que isso ocorra os professores deveriam ter uma formação de como elaborar um parecer ,pois nas escola sem que os supervisores e orientadores estão bem preparados e auxiliam na elaboração, os pareceres deixam de ser uma barreira e apresentam bons resultados .
                


     ALUNA:Rosane de oliveira jadovski                                                                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário